31 maio 2011

A Arte Paleocristã

Enquanto na roma antiga os artistas desenvolviam seu estilo grandioso, pela europa e parte da ásia, os cristãos (pessoas que acreditavam no ensinamento de Jesus Cristo) iniciavam uma arte simples sem grandes artistas surgindo assim a arte cristã primitiva.
A afirmação do estilo próprio cristão surge no início do séc II, presente em pinturas murais e catacumbas romanas, lugar de culto e refúgio dos cristãos. O nascimento de Jesus Cristo marcou uma nova era de um novo reino espiritual, abalando assim o poder romano, gerando várias perseguições à Jesus e seus seguidores.
Esse período ficou conhecido como primeira fase paleocristã definida como fase catacumbária, que recebe esse nome devido as catacumbas, cemitérios subterrâneos onde os cristãos celebravam seus cultos com pinturas simbólicas. Neste caso Jesus Cristo poderia estar simbolizado por um círculo ou peixe, pois a palavra peixe, em grego ichtus, forma as iniciais da frase: “Jesus Cristo de Deus Filho Salvador, entre outros símbolos também.

Imagem de artista anônimo presente em uma catacumba, produzida durante a primeira fase da Arte Primitiva Cristã.

No ano de 313 d.C, com a legalização do Cristianismo surge assim a segunda fase da arte paleocristã, a fase basilical. As cenas religiosas decoravam os muros das igrejas para educar fiéis iletrados com um esquema de pintura e símbolos, de cores planas e perfis marcantes.
As basílicas cristãs são espaçosas pois, além de abrigar o maior número de fiéis também deveria ser vista como a casa de Deus. Antes vista como (tribunal, mercado, audiências etc), tanto gregos como romanos, adotavam um modelo de edifício chamado Basílica de origem Basileu=Juíz, lugar destinado ao comércio de assuntos judiciais. Com o fim da perseguição aos cristãos, foram cedidas algumas basílicas para que fossem usadas como local para celebrações, agora como uma necessidade arquitetônica cristã.


O Mosaico com origem na arte antiga foi muito utilizado em revestimentos de pavimentos trabalhado à base de pequenos cubos de mármore (tesselas), com pequenas variações de cores. Fato importante é que os desenhos dos mosaicos tinham a função de representar os símbolos da fé, além de ilustrar passagens do Velho e Novo Testamento, e sendo muito utilizado o vidro colorido também.

Iluminura é a arte de decorar textos sagrados utilizados sobre um suporte de pergaminho, papiro, apresenta assim uma rica variedade cromática com a utilização de prata, ouro e cores. Poucas são as iluminuras do paleocristianismo e o pouco que se conhece é a partir do séc V.


Na primeira fase as decorações eram figurativas ou ornamentais catacumbárias, na fase posterior com o advento do Cristianismo época em que poucas pessoas sabiam ler a Igreja recorreu à pintura e escultura para narrar suas histórias bíblicas, por isso está muito associada a arquitetura da época.

A pintura está muito presente através da técnica afresco (pintura sobre a parede úmida).

Um aspecto essencial da Arquitetura Cristã primitiva reside no contraste entre o exterior e o interior. O exterior de tijolo simples, foi intencionalmente deixado sem ornatos, pois é apenas uma carapaça lisa cuja conformação corresponde ao espaço interno.


Catacumba Domitilla

Logo, que entramos em contato com o interior de uma Basílica primitiva Cristã, deixamos para trás de nós todo o mundo cotidiano, e entramos num resplandecente domínio de luz e cor, onde as superfícies de preciosos mármores e a cintilação dos mosaicos evocam o esplendor do reino de Deus.

                            Basílica San Vitale de 548

A escultura religiosa para evitar o papel de idolatria, pôs de lado a representação da figura humana em tamanho natural e afastando-se da profundidade espacial das grandes dimensões da escultura greco-romana, para se concentrar nas formas de pouco relevo e escala reduzida, bem como na decoração à laia de renda das superfícies.
 
Escultura O Orante


30 maio 2011

A Arte Romana

A arte antiga de Roma se refere ao período do Império romano do ocidente, teve influencia da arte greco-helenística e dos etruscos orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Sua sociedade era aberta permitindo a introdução de certos elementos gregos como o estilo jônio, dórico, coríntio e os etruscos como o arco e a abóbada. Porém isso não significa que a arte romana tenha sido uma mera cópia, entre suas principais características podemos citar a ideia de energia, força, realismo e grandeza material.

Valorizavam a obra executada e não o artista que a criou, a arte tem caráter religioso e de propaganda dos feitos do imperador.

Diferentemente dos gregos, os romanos não apreciavam o nu atlético, ao contrário, consideravam o rosto e as expressões faciais os elementos mais importantes de uma obra. Alem disso, os romanos também se diferenciavam na praticidade, retratando as pessoas conforme elas realmente eram, e não conforme um ideal de beleza, como se via na arte grega.



A Pintura não se destacou tanto quanto a arquitetura nesse período. Os principais trabalhos são a pintura mural, as iluminuras, tapeçarias e a pintura parietal, ou seja, executadas nas paredes com função didática como forma de transmitir ensinamentos como o Cristianismo por exemplo.

A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano, que foram soterradas pela erupção do vulcão vesúvio em 79 a.C. Os estudiosos da pintura existente em Pompéia classificam a decoração das paredes internas dos edifícios em quatro estilos.

Primeiro estilo: recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado; que dava impressão de placas de mármore.
Segundo estilo: Os artistas começaram então a pintar painéis que criavam a ilusão de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural.
Terceiro estilo: representações fiéis da realidade e valorização na delicadeza dos pequenos detalhes.
Quarto estilo: um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cópia de obra grega, imitando um cenário teatral.



Na Escultura os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por serem realistas e práticos, suas esculturas são uma representação fiel das pessoas, mais realista a estatuária teve seu maior êxito nos retratos. Os materiais mais utilizados no retrato romano foram o bronze e o mármore. A princípio, a escultura romana de retrato apenas representava a cabeça e parte do pescoço, com o tempo foi avançando a representação de todo o busto, incluindo ombros e peito. Também se esculpiam esculturas de corpo inteiro, onde a personagem podia estar de pé ou sentada.


   Davi, Herói Bíblico

Os mosaicos romanos, presentes por todo o Império Romano, com fins claramente decorativos, cores vivas e intensamente duráveis, prevaleceram sobre a pintura, exatamente por estarem imbuídos destas características. As vilas romanas tinham frequentemente os seus solos cobertos por bonitos mosaicos com figuras geométricas, imagens de caça, mitológicas, etc.


   Mosaico Alexandre em batalha

A Arquitetura em pedra vem reforçar a característica de monumentalidade e fortaleza. Através das ruínas de edifícios públicos e privados da Roma Antiga, pode-se ter uma idéia da importância da arquitetura neste período. Na arquitetura, podemos ressaltar a grandeza e a imponência das obras como principais características. Edifícios públicos, templos, anfiteatros (Coliseu, por exemplo) e monumentos comemorativos são alguns tipos de construções feitas na época. Tais obras, além de ressaltarem a riqueza do Império Romano, foram responsáveis por urbanizar Roma de uma forma que nunca se havia visto antes. Ao mesmo tempo em que esculturas gregas eram copiadas, os artistas romanos desenvolviam um estilo próprio.


   Coliseu de Roma

As características gerais da arquitetura romana são:
* busca do útil imediato, senso de realismo;
* grandeza material, realçando a idéia de força;
* energia e sentimento;
* predomínio do caráter sobre a beleza;
* originais: urbanismo vias de comunicação, anfiteatro, termas.

29 maio 2011

Arte na Grécia Antiga

A Arte Grega sempre foi uma referência no legado das artes, dramaturgia, escultura com expressão da perfeição e da arquitetura em um estilo marcante.
A cerâmica utilitária era produzida em grande quantidade para o transporte de água, vinho, azeite e eram utilizadas em festas e rituais religiosos também. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes principalmente dos templos e palácios.
Na pintura através das artes a representação era de cenas religiosas, da vida cotidiana, de batalhas, jogos e temas mitológicos.
As grandes obras da arquitetura como os templos, por exemplo eram erguidos em homenagem aos deuses gregos. As esculturas transmitiam uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos, buscavam aproximar suas obras ao máximo do realismo, utilizando recursos e detalhes como os nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos que são observados nas obras.
Laocconte e seus filhos.
A arte grega antropocêntrica se preocupava com o realismo, procurando exaltar a beleza humana, destacando a perfeição de suas formas, e ainda racionalista refletindo em suas manifestações as observações concretas dos elementos que envolvem o homem.
Enquanto a arte egípcia focava o espírito, a arte grega procurava representar a  inteligência, pois o povo entendia que seus reis não eram deuses, mas pessoas que trabalhavam a serviço do povo. Foi um período humanista com grande ênfase ao culto pela beleza. 
Uma das artes mais consagradas na Grécia foi o teatro, apresentado em arenas com acústica e abordando temas profundos em formas de tragédias ou comédias, peças apresentadas em festas religiosas. O teatro era ao ar livre e os atores usavam máscaras, os três autores mais destacados foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes suas obras, escritas no séc V a.C.
Na Arquitetura um templo bem conhecido é o Acrópole de Atenas construído no ponto mais alto da cidade entre 447 a 438 a.C. com funções religiosas e ponto de observação militar com colunas de estilo arquitetônico dórico.
Foram três estilos arquitetônicos:
Dórico com estilo sóbrio e mais simples;
Jônico com estilo elegante e adornos arredondados;
Coríntio ornamentado em forma de folhas.

26 maio 2011

Arte Egípcia


Busto Nefertiti

É uma arte que surgiu por volta de 3000 a. C, mas a pintura destaca-se entre 1560 e 1309 a.C. Essa civilização era muito complexa, porém de uma grande riqueza em seu desenvolvimento cultural.
Por haver uma forte crença na vida após a morte a arte era envolvida em um aspecto muito religioso.
A arte egípcia, em semelhança com a arte grega, apreciava muito as cores. As estátuas, o interior dos templos e dos túmulos eram nitidamente coloridos, e o colorido não era meramente decorativo, havia um valor simbólico.
Com uma representação estilizada o observador tem três pontos de vista: de frente, de perfil e de cima.
Na representação da figura humana, o rosto era apresentado de perfil mesmo com os olhos sendo mostrados de frente, o tronco de frente e as pernas de perfil.



Outro aspecto era que as pessoas mais importantes eram representadas em tamanho maior, em ordem de tamanho primeiro vinha o Faraó, depois a esposa, sacerdotes, escribas, soldados e o resto do povo.



Ao esculpir e pintar os egípcios tinham o propósito de relatar os acontecimentos de sua época, as histórias dos Faraós, deuses e de seu povo em menor escala.
Nas pirâmides foram encontrados tesouros de proporções monumentais. No túmulo de Tutankhamon por exemplo foi encontrado um grande tesouro, o sarcófago era feito em ouro maciço com aplicações em azul, coral e turquesa. O seu trono datado do séc XIV a.C era feito de madeira esculpida, recoberto inteiramente em ouro incrustado com vidros multi coloridos, cerâmica esmaltada, prata e pedras preciosas. Além dessas peças e um tesouro esplêndido a máscara de Tutankhamon é uma peça de rara beleza.

Máscara mortuária de Tutankhamon

Características gerais da pintura:
- Ausência de três dimensões;
- Falta da profundidade;
- Colorido com a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicação do relevo;
- Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse
representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus
pés eram vistos de perfil.
Os egípcios escreviam usando desenhos, não utilizavam letras como nós.
Desenvolveram três formas de escrita:
Hieróglifos - considerados a escrita sagrada;
Hierática - uma escrita mais simples, utilizada pela nobreza e pelos
sacerdotes; e
Demótica - a escrita popular.

25 maio 2011

Trabalhos do mês:Técnica Nanquim, Óleo em tela e Pastel seco.

                                                            Utilizei Nanquim aguado.

                       Utilizei o Giz Pastel Seco no Canson Imagem de um Impressionista
                                                               Leonid Afremov.


                                                 
                                                  Bailarina utilizei Tinta Óleo em tela 70x40

Arte na Mesopotâmia

  A Arte Mesopotâmica

Os povos mesopotâmicos são civilizações que se desenvolveram na área das terras férteis localizadas entre os rios Tigre e Eufrates.
Entre eles estão os sumérios, os assírios e os babilônios. Esses povos buscavam regiões férteis, próximas aos rios, para desenvolverem suas comunidades.
Na pintura os artistas se utilizavam de cores claras e reproduziam caçadas, batalhas e cenas da vida dos reis e dos deuses. A produção de objetos de cerâmica alcançou notável desenvolvimento entre os persas, que utilizavam também tijolos esmaltados. Além disso, na Mesopotâmia a ourivesaria era uma das atividades artísticas mais importantes.

 
Teocráticas e absolutistas, as civilizações mesopotâmicas produziram manifestações artísticas subordinadas aos interesses do estado e da religião, o que não impediu a criação de formas expressivas de grande originalidade e valor estético.
A guerra era uma constante preocupação dos governos das cobiçadas terras da Mesopotâmia, razão pela qual grande parte da produção artística se voltava para a glorificação das vitórias militares. Outro fator foi o importante papel desempenhado pela religião nos assuntos de estado. Dava-se especial importância às construções religiosas e a maioria das esculturas serviam para fins espirituais, o último fator foi a influência exercida pelo meio ambiente. Em virtude da inexistência de pedra e madeira na planície aluvial, os escultores dependiam da importação desses materiais ou tinham que utilizar substitutos como a terracota.
Poucas obras da arquitetura sobreviveram ao tempo, ou por que na sua maioria eram construídas com tijolos de barro, ou devido as inúmeras guerras vividas pela região.
As principais estátuas da região representam homens em pé, e são chamadas de "oradores", onde destacam-se a face e principalmente os olhos. No entanto, os relevos foram a principal expressão artística da região, não só pelas características artísticas, mas para a compreensão da história e da religiosidade dos povos.
Na pintura os artistas se utilizavam de cores claras e reproduziam caçadas, batalhas e cenas da vida dos reis e dos deuses.   


  
    


                                

15 maio 2011

Arte na Pré-História

Arte Pré-Histórica

  pre_historia 01

As primeiras obras de arte datam do período Paleolítico. Entre as obras mais antigas já encontradas estão pequenas estátuas humanas como, por exemplo,  a Vênus de Willendorf (aproximadamente 25000 a.C.). Os mais conhecidos conjuntos de pinturas em cavernas ( arte rupestre ) estão em Altamira, na Espanha e datam de 30000 a.C. a 12000 a.C.; e em Lascaux, na França  de 15000 a.C. a 10000 a.C. , onde se encontram pinturas rupestres de animais pré-históricos como: cavalos, bisões, rinocerontes. Estas pinturas indicam rituais pré-históricos ligados à caça. As imagens demonstram um  naturalismo e evoluem da monocromia à policromia entre os anos de 15000 a.C. a 9000 a.C.
                                                           
                                                            VÊNUS DE WILLENDORF


Bisão de Altamira  (118kb)  
Bisão da Gruta de Altamira




Durante o período neolítico europeu (5000aC - 3000aC) os grupos humanos já dominavam o fogo, então passaram a produzir peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, devido a utilização na armazenagem de água e alimentos.


As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra que a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens, mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significados ainda desconhecidos. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada portanto como pintura naturalista.


No período Neolítico a pintura é utilizada como elemento decorativo, retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras são superiores, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não somente as mãos, como espátulas.

Por volta de 2000 a.C as características da pintura apresentavam um nível próximo à de formas escritas, preservando porém seu caráter mágico ou religioso, celebrando a fecundidade ou os objetos de adoração como (totens).


                                                          


Leveza, movimento e traços nas pinturas do Período Neolítico
Leveza, movimento no período Neolítico












08 maio 2011

Desenho que executei com Técnica Sanguinea

É uma espécie de lápis que tem um tom castanho-avermelhado escuro, semelhante à terracota.
Na Renascença e Barroco artistas como Leonardo da Vinci, Rafael e Rubens usavam a sanguínea em seus trabalhos. Os efeitos de "sfumato" que empregaram são admiráveis. Os artistas italianos usaram a sanguínea, quer isoladamente, ou com outros materiais. A sua cor quente e suave será talvez a razão para ter sido empregada no desenho de representação do corpo humano através da história. Esse material é uma técnica semelhante a do carvão e também pode ser diluída em água sendo produzidas belíssimas aquarelas.
Desenho que executei com a técnica sanguinea e esfuminho no papel canson.

02 maio 2011

Alguns trabalhos que executei no curso Técnico de Design de Interiores

Planta do Chalé do Carlinhos
Finalização do TCC Escola Municipal
Apresentação do Barroco
Planta Vera
Decoração Dormitório
Tcc Biblioteca Infantil
Projeto
Técnica Lápis Aquarela e Caneta Nanquim
Detalhamento do armário
Planta do quarto do bebê
Elevação da parede do quarto do bebê
Perspectiva do quarto do bebê
Planta do dormitório do jovem
Detalhamento dos móveis
Paginação do banheiro









Outras técnicas e trabalhos que utilizei

Nú Feminino em Nanquim
Nú masculino em carvão
Mangá com lápis aquarela, canetinha e giz pastel.
Giz Patel
Giz Pastel

Pintura à óleo no Papel Canson
Recorte com papel cartão
Circulo cromático com guache
Desenho de observação com lápis de cor
 Geométrico com lápis de cor