24 maio 2012

A POP ART


POP ART

             

Movimento da década de 1950, com início nos Estados Unidos e Inglaterra mais precisamente em Londres e Nova Iorque.

Lawrence Alloway crítico Britânico foi quem deu nome ao movimento artístico, a definição de Pop Art em Inglês significa “Arte Popular”, e o sentido está ligado à cultura de massa repercutida pelos veículos de comunicação e pela arte figurativa, devido ao trabalho repetitivo e a industrialização que marcaram a sociedade no período.

Lawrence Alloway

Cenas de quadrinhos, impressa, de cinema, foto, tv, astros do rock, produção publicitária, imagens de celebridades  ganham campo e viram principais temas para os artistas.

A arte Americana é uma arte mais impactante com mais recursos dramáticos e teatrais enquanto a arte Inglesa é mais imaginativa.

Principais Características:
- Representação artística com temática do  marketing de massa, sociedade de consumo;
- Uso do gesso, tinta acrílica, poliéster, látex;
- Criações com linguagem publicitária e de TV, embalagens industrializadas, fotografia, automóveis, eletrodomésticos, estrelas do cinema, revistas etc.

Na Inglaterra: o grupo de artistas eram formados por, Laurence AllowayAlison e Peter SmithsonRichard HamiltonEduardo Paolozzi e Reyner Banham.

Nos EUA:  os artistas trabalhavam isoladamente e os principais representates do movimento são,  Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, James Rosenquist e Tom Wesselmann com seus trabalhos se afinando pelo tema retratado.

Principais artistas

Robert Rauschenberg criou pinturas reunidas como as garrafas de coca-cola e embalagens de produtos industrializados, e posteriormente introduziu a técnica de impressão em Silk-screen.

Robert Rauschenberg
Robert Rauschenberg 
Retroactive I,

Roy Lichtenstein se caracterizou pelas histórias em quadrinhos e anúncios comerciais, com cores brilhantes e delimitadas pelo traço preto com intensão um choque visual.

      
Roy Lichtenstein

Andy Warhol se destacou com a representação de retratos de ídolos da música popular e do cinema como Elvis Presley e Marilyn Monroe, e com a técnica de serigrafia destacou objetos produzidos em massa como a coca-cola, as latas de sopa Campbell.

andywarhol-triple-elvis-1963  andy-warhol-marilyn  
Andy Warhol

    
Andy Warhol


Peter Blake autor da capa de álbum dos Beatles Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Bando.

Image of Sir Peter Blake's 'Art Bus'  Fontes da Pop Art 7
Peter Blake

No Brasil instalou-se na década de 1960, no início do período da ditadura ganhando um estilo próprio com temática social do regime militar imposto em 1964, como insatisfação com a censura e temas ligados a questões sociais e políticas.

Alguns artistas brasileiros de destaque são:  Antonio Bandeira, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Manabu Mabe e Valdemar Cordeiro.

21 maio 2012

SURREALISMO

A Arte no Surrealismo

Movimento Artístico de Vanguarda de 1920, surgiu na França com influência psicanalítica de Sigmund Freud, conectada à psicanálise e ao subconsciente.

André Breton psiquiatra Francês escreveu o primeiro Manifesto Surrealista em outubro de 1924 período entre guerras, fundando as bases desse movimento propondo aos artistas para expressarem o pensamento de maneira livre de ordem estética ou moral.


André Bretton



Por uma arte revolucionária Independente - André Breton e Leon Trotsky
Imagem ilustrativa: A Portrait of Andre Breton


Principais Características:

- Imagem representativa, irreal;
- Humor, subjetividade; contrária à lógica;
- Vazão dos sonhos, inconsciente.

As raízes desse movimento partem do Dadaísmo, e os principais artistas que se destacaram  foram: Salvador Dalí, Joan Miró, René Magritte, Max Ernst, Chagall, Yves Tanguy.


'Números e constelações em Amor com uma Mulher' - 1941 (Joan Miró)



Golconda 1953 (René Magritte)


 Elephant Célèbes 1921 (Mas Ernst)


Dia de lentidão (Yves Tunguy)

Image
Eu e a aldeia (Chagall)

Os Surrealistas desprezaram a realidade e se aprofundaram na absoluta liberdade de expressão, o homem se liberta de todo princípio denominado pela razão se desvencilhando do controle do Ego.

Com o fim da segunda Guerra Mundial o Expressionismo ganha força e o Surrealismo vai saindo de cena.

Salvador Dalí nas Artes Plásticas foi o artista mais marcante e algumas de suas obras são: A Persistência da Memória, A Tentação de Santo Antonio, A Ascensão, A Memória, O Tempo entre outras.


Salvador Dalí

A persistência da Memória (Salvador Dali - 1931)
A persistência da memória (Salvador Dalí)


A tentação de Santo Antonio (Salvador Dalí)


Ascensão (Salvador Dalí)


O tempo (Salvador Dalí)

No Brasil deu origem ao Movimento Antropofágico de Oswald de Andrade, influência captada pelo modernismo com traços em algumas obras como Abaporu de Tarsila do Amaral.


Abaporu (Tarsila do Amaral)

Clique para Ampliar
"Abaporu" ( 1929): obra mais famosa de Tarsila do Amaral traz marcas surrealistas, como o absurdo da laranja que se faz Sol