As primeiras obras de arte datam do período Paleolítico. Entre as obras mais antigas já encontradas estão pequenas estátuas humanas como, por exemplo, a Vênus de Willendorf (aproximadamente 25000 a.C.). Os mais conhecidos conjuntos de pinturas em cavernas ( arte rupestre ) estão em Altamira, na Espanha e datam de 30000 a.C. a 12000 a.C.; e em Lascaux, na França de 15000 a.C. a 10000 a.C. , onde se encontram pinturas rupestres de animais pré-históricos como: cavalos, bisões, rinocerontes. Estas pinturas indicam rituais pré-históricos ligados à caça. As imagens demonstram um naturalismo e evoluem da monocromia à policromia entre os anos de 15000 a.C. a 9000 a.C.
VÊNUS DE WILLENDORF
Bisão da Gruta de Altamira
Durante o período neolítico europeu (5000aC - 3000aC) os grupos humanos já dominavam o fogo, então passaram a produzir peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, devido a utilização na armazenagem de água e alimentos.
As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra que a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens, mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significados ainda desconhecidos. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada portanto como pintura naturalista.
No período Neolítico a pintura é utilizada como elemento decorativo, retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras são superiores, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não somente as mãos, como espátulas.
Por volta de 2000 a.C as características da pintura apresentavam um nível próximo à de formas escritas, preservando porém seu caráter mágico ou religioso, celebrando a fecundidade ou os objetos de adoração como (totens).
Leveza, movimento no período Neolítico
Nenhum comentário:
Postar um comentário