08 junho 2011

Arte Rococó

A Arte Rococó

O Rococó palavra de origem francesa rocaille, (rocalha) significa concha, é um tipo de decoração de jardins da época com conchas e rochas, o estilo do período é europeu e data do século XVIII.
Os traços mais marcantes desse estilo são os arabescos e linhas curvas com motivos ligados a natureza, com uso do dourado, laços, flores e as cores são leves em tons pastel. Diferente do Barroco que tinha as bases ligadas na religiosidade o Rococó mostra mais as imagens de uma vida de divertimento, cortesã, da mitologia, pastorais e muita vegetação.
Na França o rococó é conhecido também como estilos Luís XV e Luís XVI.

As principais características são:
- Uso de formas curvas em demasia com introdução de elementos decorativos, como conchas, laços e flores.
- Possui elementos leves, com predomínio da elegância, bizarro, alegria e exuberância.
- Cores suaves em tons pastéis e douradas;
- Representação da vida aristocrática;
- Estilo decorativo com representação de alegorias;
- Unificação do espaço interno, com graça e intimidade.

Na Pintura predomina a leveza do traço e a suavidade da cor, o admirador do rococó é amante da natureza e da boa vida, passa o dia em seus jardins retratando paisagens bucólicas, interiores luxuosos, festas e reuniões em parques e jardins. Existe uma preferência pelas rendas e sedas, veludos e brocados.
A técnica do pastel passa a ser bastante utilizada, sobre um papel com superfície áspera, especialmente importante para representar o retrato.

Alguns dos principais artistas:

Antoine Watteau, (1684-1721), as figuras e cenas de Watteau se converteram em modelos de um estilo bastante copiado.
Antoine Watteau (1684–1721), Studies of Seven Heads

click to enlarge
Jean-Antoine Watteau: Le Enseigne de Gersaint (detail), 1720

 François Boucher, (1703-1770), as expressões ingênuas e maliciosas de suas numerosas figuras de deusas e ninfas em trajes sugestivos e atitudes graciosas e sensuais não evocavam a solenidade clássica, mas a alegre descontração do estilo rococó. Além dos quadros de caráter mitológico, pintou, sempre com grande perfeição, alguns retratos, paisagens.                  
      
     François Boucher 1703-1770 The Assumption of the Virgin



The Swing (Fragonard)


Young girl reader (Fragonard)

Fragonard
Jean-Honoré Fragonard, View of a Park c. 1770 (black chalk and grey wash)

 A Escultura ganha importância devido ao desenvolvimento decorativo, mesmo usando o mármore dão preferência ao gesso e a madeira.




Alguns dos principais artistas são:

Johann Michael Feichtmayr, (1709-1772), escultor alemão, membro de um grupo de famílias de mestres da moldagem no estuque, distinguiu-se pela criação de santos e anjos de grande tamanho, obras-primas dos interiores rococós.
School Of Johann Michael Feichtmayr the Younger

Ignaz Günther, (1725-1775), escultor alemão, um dos maiores representantes do estilo rococó na Alemanha. Suas esculturas eram em geral feitas em madeira e a seguir policromadas. "Anunciação", "Anjo da guarda", "Pietà".

 
Christ at the Column (Franz Ignaz)

Anjo da Guarda (Franz Ignaz)


Na Arquitetura o capricho, o exagero na decoração tanto fachadas quanto interiores são povoadas de anjinhos que contornam janelas ovais que descem até o chão, edificações decoradas com molduras folhas e argolas com a intenção de transmitir a idéia de um mundo ideal. A arquitetura palaciana é construída para o lazer da corte com jardins e abrigos de caça.
É muito destacada a decoração de interiores.

Principal Artista:

 

Johann Michael Fischer (1692-1766), responsável pela abadia beneditina de Ottobeuren, marco do rococó bávaro. Grande mestre do estilo rococó, responsável por vários edifícios na Baviera. Restaurou dezenas de igrejas, mosteiros e palácios.



muenster    Marienmünster
Johann Michael Fischer
Francois de Cuvilliés, salón de los espejos, 1734-1739, Amalienburg, Munich




Interior de estilo Rococó del palacio de Gatchina, cerca de San Petersburgo, en Rusia


Jean-Honoré Fragonard , (1732-1806), desenhista e retratista de talento, Fragonard destacou-se principalmente como pintor do amor e da natureza, de cenas galantes em paisagens idílicas. Foi um dos últimos expoentes do período rococó, caracterizado por uma arte alegre e sensual, e um dos mais antigos precursores do impressionismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário