A Arte Barroca no Brasil
No Brasil colônia o Barroco tem características próprias, apesar de, no início sofrer forte influência do barroco português. Está muito associado ao catolicismo, pois foi trazido pelos missionários católicos, jesuítas, como um novo estilo de doutrina cristã.
A arte barroca se apresenta na arte sacra: estatuária, pintura, obra talhada e em edificações. Já havia se passado cem anos na Europa quando foi introduzido no Brasil.
Igreja do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Entalhe em madeira dourada, colocado em 1717
As primeiras pinturas foram feitas em pranchas de madeira, estilo proto-barroco ou maneirista.
O auge da arte barroca se deu em Minas Gerais no século XVIII (período do ouro), em regiões ricas aquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, com intensa vida cultural e artística.
A arquitetura, escultura, talha e pintura teve sua integração em Minas Gerais o principal representante do barroco mineiro foi Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa), ele realizou vários trabalhos, entre eles, um projeto em Ouro Preto na igreja de São Francisco com medalhões, anjos e fitas esculpidos em pedra sabão. Em Congonhas do Campo no Santuário do Bom Jesus de Matozinhos projetou a escultura dos doze profetas.
No interior da Igreja de São Francisco, em Salvador, que começou a ser construída em 1708, impressiona a variedade de materiais nobres usados na decoração, como o ouro, a azulejaria e o jacarandá.
A Igreja de São Francisco tem o interior coberto de ouro. Foto: Marina Silva
Igreja São Francisco de Assis - Ouro Preto, MG
Principais características das obras de aleijadinho
_ Nariz alongado;
_ Queixo pontiagudo;
-Olhos espaçados;
- Pescoço alongado;
- Lábios entreabertos;
- Esculturas com estilos, rococó, clássico e gótico.
Santuário De Bom Jesus dos Matosinhos
Imagem esculpida por Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa).
Na pintura Manuel da Costa Ataide (mestre Ataíde) pintou várias igrejas, com cores vivas e alegres, seguindo características do estilo barroco que se harmonizavam perfeitamente com as obras de aleijadinho.
Na Arquitetura foram empregadas colunas, altares e púlpitos recobertos com formas sinuosas e espiraladas, flores, anjos, juntando a pintura, escultura e arquitetura criando um impacto visual no observador.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Moro na cidade de Mriana-Mg,e vivo minha vida "plena arte barroca",como costuma dizer meu professor.
ResponderExcluirAs igrejas daqui são realmente belas,mas é uma pena que a prefeitura tenha tanto descaso em relação a elas.
Vou sempre à Ouro Preto visitar suas belas "obras de arte",pois é lá que realmente me encanta o barroco.Se você nunca visitou,espero que venha logo,pois OP é uma cidade realmente bela para o turismo!
Pena que o Governo Federal não cobra dos estados a preservação do próprio patrimônio histórico. Temos um patrimônio riquíssimo no Brasil que parece não ser tão valorizado.
ResponderExcluirEu digo que Minas Gerais respira o Barroco, e é maravilhoso apreciar uma arte que resiste há séculos e encanta a todos, pelo trabalho detalhado, amor e esforço aplicado em uma época com tão poucos recursos.
Muito obrigada pelo convite para conhecer a sua cidade, não sei se você conhece também minha cidade, mas se não, venha nos fazer uma visita quando puder e apreciar nosso museus e teatros em são Paulo.
Um abraço!
Pena que foi construida com muito de mão de obra escrava, que, destoa totalmente da questão da umildade, ..tudo ao contrario, soberba, ostentação, coisas de reis e deuses terrestres. A riqueza recebida pela igreja era tanta que cedeu a tal afronta, mas não são tolos, gastaram apenas uma pequena parte do que recebem oficialmente, fora o que foi embora as ocultas para o Vaticano,..nada perto do valor e dos sacrificios. Aleluia.
ResponderExcluir