01 março 2012

PORTINARI


Portinari



Cândido Torquato Portinari, artista brasileiro com projeção internacional, iniciou nas artes como ajudante de restauração de Igrejas aos 14 anos de idade.

Aos 15 anos entra para o Liceu de Artes e Ofícios e na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, destaca-se no curso e aos 20 anos já participava de exposições, em 1928 ganhou medalha de ouro na ENBA e uma viagem para Europa.


Em 1929 viaja para a Europa e 1931 quando retornou de Paris repaginou seu estilo dedicando-se a murais e afrescos, no retrato do povo brasileiro. Em 1935 recebe uma menção honrosa com exposição de seu trabalho que foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, recebendo uma premiação pela obra "Café" sendo reconhecido mundialmente e sendo o primeiro modernista brasileiro que recebeu prêmio no exterior.


Café (Cândido Portinari)

Em 1950 recebeu medalha de ouro pelo Juri do Prêmio Internacional  da Paz na Varsóvia, em 1955 ganhou medalha de ouro como melhor pintor pela Internacional Fine-Arts Council. Em 1956 recebeu um convite do governo de Israel para expor em vários museus do país. Em 1958 é o único brasileiro participante da exposição de 50 anos de Arte Moderna em Bruxelas, enfim são muitas as exposições menções, honras para um artista apaixonado pelo seu trabalho, sendo um dos mais famosos pintores brasileiros.


Azulejos externos da Igreja conhecida como Igreja da Pampulha obra São Francisco de Assis (Portinari)

As principais características de suas obras são as questões sociais, proximidade com o cubismo, surrealismo, arte figurativa com característica moderna, considerado um artista de grande qualidade plástica.

É um artista que pintou quase cinco mil obras, desde pequenos retratos até imensos murais, grande admirador de Picasso foi influenciado pela visão e admiração à obra Guernica, incorporando assim mais drama e expressão em suas obras pelas questões sociais brasileiras.

CANDIDO PORTINARI, Retirantes (Retirantes), 1944
Retirantes (Portinari) 1944

Portinari nasceu em 1903 e faleceu em 1962 por consequencia de uma intoxicação devido a exposição constante ao elemento químico presente nas tintas, o chumbo.

Algumas obras de destaque são: Guerra e Paz, São Francisco de Assis, a Primeira Missa do Brasil, Tiradentes, Os Retirantes, Colhedores de Café, O Mestiço entre tantas outras...


Meninos soltando pipas (Portinari)


Óleo sobre tela de Cândido Portinari
Mestiço (Portinari) 1934

5290030988_a7f74fdb93
Guerra e Paz (Portinari)




Nenhum comentário:

Postar um comentário