17 agosto 2012

Marcel Duchamp

Duchamp

Marcel Duchamp
                                       
Marcel Duchamp nasceu em 1887 na França, é precursor na Arte Conceitual, Ready Made e símbolo do Dadaísmo. Pintor e escultor estudou Arte em Paris na escola de Belas Artes e frequentou a Academia Julian.

Em 1911 expõe no salão dos Independentes, teve influência impressionista, fauvista, e cubista. Seu trabalho ¨Nu descendo uma escada" é a prova de que ele não se limitava a pintura física, surgiu da abstração de fotografias que causavam repetição de cada momento em um segundo, produzindo o diagrama do movimento. Essa obra foi rejeitada pelo Comitê do Salão, mas um ano depois seu quadro criou agitação no Armory Show de Nova York, fato que o tornou famoso nos Estados Unidos de forma rápida.

Nu descendo a escada (Duchamp)

Em junho de 1912 depois de uma visita ao Teatro Antoine, na companhia de Apollinaire e Picabia ele fica fascinado com o que presencia no palco e logo depois no verão concretiza o estudo de um projeto, que é um quadro de criação pura, sobrepondo elementos mecânicos "A Noiva".

Transição da virgem em uma noiva (Marcel Duchamp)


Em 1913, produz o primeiro ready made "Uma roda de bicicleta", colocou uma roda de bicicleta sobre uma banqueta dando a ideia de movimento quando a roda girava, no conceito de Duchamp o ready made existe por si só, não se contempla como um quadro, a ideia de contemplação desaparece completamente, ou seja, um objeto que muda de finalidade. Para ele nada iguala a beleza dos produtos criados pela era industrial, em certos objetos via a materialização perfeita dos seus conceitos, pegou emprestado do inglês a palavra "ready made" e transformou em obras de arte, objetos como uma pá de neve, um cabide, secador de garrafas e inclusive um urinol de batizou de "Fonte".

Roda de bicicleta (Marcel Duchamp)

A fonte (Marce Duchamp)


Secador de garrafas (Marcel Duchamp)

Em 1914 surge a guerra e ele muda-se para Nova York, encontrando apoio artístico junto de Louise e Walter Arensberg e Catherine e em 1916 faz parte do grupo de Dadaístas em Nova York, já em 1919 produz "L.H.O.O.Q"  coloca a lápis bigodes e barba na obra Gioconda de Leonardo Da Vinci, como uma forma de provocação.

L.H.O.O.Q. (Marcel Duchamp)

Entre 1915 e 1923 produz talvez sua principal obra "O grande vidro" utiliza tinta óleo sobre placas de vidro, mas em 1936 ocorreu um acidente na estrada de Connectcut e essa obra que estava sendo transporta dentro de um caminhão havia se quebrado. Para surpresa ele não ficou abalado, nem entristecido, ao contrário, ele achou que o destino tratou de melhorar a sua arte, a simetria das rachaduras no vidro deixara sua obra magnífica.

O grande vidro (Marcel Duchamp)

 Em 1935 queria ter contato direto com o público, alugou um stand no concurso Lépine e apresentou uma obra de arte em série, são objetos de forma redonda com eixo simétrico que com o movimento circular cria uma ilusão de ótica o qual chamou de "rotorrelevos".

Rotorrelevos

Por volta dos anos 30 cria uma museu portátil "Caixa maleta", onde suas obras ficam agrupadas só para observar. Depois de "O grande vidro" Marcel se dedicou integralmente ao xadrez, participando de muitos torneios como membro da equipe de xadrez.

Caixa maleta (Marcel Duchamp)


Duchamp veio a falecer em outubro de 1969 em sua estância na França aos 81 anos.

Assim com a paixão pelo jogo de xadrez, Marcel trabalhou com o expectador, com seu raciocínio e sua genialidade, estrategicamente supera barreiras no que se refere a arte, quebra preconceitos e promove mudanças com sua arte.

"A pintura é um meio entre muitos para alcançar um fim". (Marcel Duchamp)

Principais Características:
- Impressionismo, cubismo, expressionismo, movimento Dadá;
- Criação do "ready made", introdução de objetos do cotidiano nas Artes Plásticas;
- Arte Conceitual;

Algumas obras:
"Nu descendant um escalier", "A grande imagem de vidro", "Roda de bicicleta", "Fonte", "Ar de Paris", "Porta-garrafas", entre outras...

Ar de Paris (Marcel Duchamp

Fontes de pesquisa:




2 comentários:

  1. adoreii o blog , estou fazendo uma pesquisa sobre Duchamp e so consegui encontrar muita diversidade e tudo que eui precisava para ser a pesquisa perfeita aqui , obrigadaa pela dedicação dos criadores .

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, fico feliz do blog ter te ajudado na sua pesquisa, se houver possibilidade assista ao vídeo Marcel Duchamp em 26 minutos no you tube, o próprio Duchamp faz alguns depoimentos sobre o próprio trabalho, é bastante interessante.
    Um abraço e ótima pesquisa para tí!!!

    ResponderExcluir