28 junho 2011

Arte Futurista

Arte no Futurismo

Futurismo tem seu surgimento na Itália em fevereiro de 1909, sendo publicado no jornal La gazzetta dell’Emilia “O manifesto Futurista”, pelo poeta Filippo Tommaso Marinetti, representando a rejeição dos valores tradicionais e a glorificação da nova tecnologia.

   No dia 20 de Fevereiro de 1909 o poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti publicava no francês Le Fígaro o Manifesto Futurista. 
 O movimento buscou refletir o extraordinário ritmo que a tecnologia implicava para a sociedade, exigindo que a Itália parasse de olhar o passado de forma nostálgica, e passasse a celebrar a vida moderna abraçando a mudança diante da recente industrialização.

Na Pintura futurista houve o manifesto técnico, que enalteceu a necessidade dos artistas manifestarem a expressão da natureza dinâmica e do movimento, espalhando-se pela Europa,  sua filosofia é focada na velocidade e no ritmo acelerado da vida contemporânea.

Dos cubistas foram adquiridos os planos quebrados e os múltiplos ângulos com a repetição da mesma imagem para recriar na tela a mudança de espaço e tempo. Usaram cores mais fortes com adição de “linhas de força”, em que os temas principais eram as máquinas, automóveis, trens e bicicletas.

Principais características:
- Uso de cores vivas e contrastantes;
- Sobreposição de imagens com a idéia de movimentos e velocidade;
- Exaltação da máquina e dos avanços técnicos e científicos;
- Certa influência cubista e abstracionista;
- Ruptura com padrões do passado.

 Principais artistas: Umberto Boccioni, Carlo Carrá, Giacomo Balla, Luigi Russolo, Gino Severini, Marinetti.

                                              Elasticity (Umberto Boccioni)

                                                            O cavaleiro vermelho (Carlo Carrá)

                                                            Automobile at speed (Luigi Russolo)

                                                               Gino Severini. Cannon in action, 1915

Dynamism of a Dog on a Leash
                                                            Dinamism of a dog on a leash (Giacomo Balla)

E. Prampolini, Ritratto di Filippo Tommaso Marinetti (olio su tela)
E. Prampolini, Ritratto di Filippo Tommaso Marinetti

Mais tarde o francês Guillaume Apollinaire criou o termo Orfismo para as pinturas quase abstratas, caleidoscópicas e translúcidas de Delaunay e Sonia sua esposa. As cores foram colocadas de forma que pareciam separadas e unidas ao mesmo tempo.

Robert Delaunay - Eiffel Tower, 1911

Sonia Delaunay - Electric Prisms, 1914
Na Rússia Mikhail Larionov e sua esposa Natalia Goncharova criaram o Raionismo, que trabalhavam com temas plásticos e teóricos onde havia a aplicação de linhas diagonais cruzadas para representar os “raios”. Combinando o estilo futurista, com as formas do cubismo e as cores fortes do orfismo, representavam os raios refletidos, com o uso de linhas diagonais aplicadas sobre a tela com espátula.
Gatos: Percepção raionista em rosa, preto e amarelo (1913) – Natalia Goncharova

Gatos: Percepção raionista em rosa, preto e amarelo (1913) – Natalia Goncharova

Raionismo Vermelho (1913) – Mikhail Larionov

 A Escultura Umberto Boccioni se destaca com o Manifesto da Escultura Futurista publicado em 1912, apresentando o uso de novos materiais como vidro, madeira cimento, tecidos e lâmpadas elétricas para execução das obras com formas únicas, e introdução de vários volumes distorcidos.

Unique Forms of Continuity in Space

                                           Unique Forms of Continuity in Space (Umbeto Boccioni) 1913


No Brasil o futurismo influenciou vários artistas entre eles Anita Malfati na arte, Oswald de Andrade na literatura com suas viagens à Europa. O estilo entra com forte presença na Semana de Arte Moderna de 1992 com o Manifesto Futurista, a arte européia representava a realidade nacional, com a rejeição ao passado e culto ao futuro.

A boba (Anita Malfatti) 

27 junho 2011

A Arte no Cubismo

Arte Cubista

O Cubismo surgiu no século XX, do período de 1907 a 1914, desenvolveu-se em Paris, sendo um movimento liderado por Pablo Picasso e Georges Braque que “rompeu” com padrões estéticos que satisfaziam pela perfeição da imagem e realismo da natureza.

Historiadores admitem que dois fatores determinaram o nascimento do cubismo, de um lado a influência de Cézanne sobre Braque e de outro, a descoberta da escultura africana por Picasso.

Les demoiselles d’Avignon quadro de Picasso em 1907, marca o início do cubismo, o quadro apresenta um tema inusitado e um estilo radical, apresentando não somente os rumos do cubismo, mas de toda a arte moderna. Ao colocar a geometria em primeiro plano o cubismo, serviu de base para a arte suprematista e construtivista, com o uso da colagem antecipou o dadaísmo, o surrealismo, o pop art e com o uso de superfícies planas apresentou o caminho para o expressionismo abstrato.

   Les demoiselles d’Avignon (Picasso)
   
Cubos, volumes, cilindros e planos geométricos apresentam novas formas e vários ângulos, rejeitando qualquer noção de profundidade.

Historicamente é dividido em duas fases:

Cubismo analítico até 1912 com cor moderada formas desestruturadas e geométricas pela divisão de suas partes, tendência monocromática, decomposição da obra.

   Caracterizado pela desestruturação da obra em busca de uma visão total da figura. São sobrepostos vários ângulos da mesma imagem.

Cubismo sintético a partir de 1912 surge em reação ao primeiro com cores mais fortes e formas reconhecíveis, emprego de sinais plásticos, através de colagens com letras e partes de jornal entre outros materiais.

 
As cores se tornam mais vivas, volumes e espaços são insinuados.

Principais características:
- Formas e volumes com estrutura geométrica;
- Rejeição da perspectiva e da luz e a cor;
- Representação sobre superfícies planas;
- Influência da arte primitiva;
- A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege na primeira fase.

Na pintura o cubista tenta representar os objetos em três dimensões, em uma superfície plana com predomínio de linhas retas e formas geométricas.

Alguns artistas que se destacaram foram: Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris, Kazimir Malevich, Lionel Feinninger, Umberto Boccioni, Diego Rivera, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Romero Britto, Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay e Roger de La Fresnaye.

   "Guernica" o retrato da guerra (Pablo Picasso)

violin and pitcher georges braque 184x300 Georges Braque   Criador do Cubismo
   Violin and Pitcher - (Georges Braque)

    Picasso retratado por (Juan Gris)


   Nu descendo uma escada (Marcel Duchamp)

   Artillery (Roger de La Fresnaye)


Na escultura as obras são construídas com vários tipos de materiais, predominando formas geométricas planas, e volumes reduzidos à sua expressão mínima.

Alguns artistas que se destacam com suas obras: Archipenko, Pablo Gargallo, Raymond Duchamp-Villon, entre outros.

   Escultura desnudo feminino (Archipenko)


 
   Kiki de Monteparnasse (Pablo Gargallo)

   The large horse II (Raymond Duchamp)


No Brasil se deu presença somente após a Semana da Arte Moderna de 1922, com influência exercida sobre alguns pintores que apresentam características do cubismo em suas obras, entre eles se destacam: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Antonio Gomide,Rego Monteiro e Di Cavalcanti.

bonito quadro de um homem pescando em um lago
      Pescador (Tarsila do Amaral)

   Nu cubista (Anita Malfatti)

   Nu cubista (Antonio Gomide)


   Moças (Di Cavalcanti)







Imagens do mês de Junho

Técnica que utilizo o grafite e esfuminho ainda em execução.

Técnica do pontilhismo que utilizei caneta ponta fina.

Técnica que trabalhei com giz pastel oleoso, imagem que remete ao expressionismo.

Técnica que trabalhei giz de cera, remete ao fauvismo. 

Técnica que utilizei o giz pastel oleoso e giz de cera, remete ao cubismo.

Técnica que utilizei o lápis de cor aquarelável, remete ao abstrato.

20 junho 2011

Arte Fauvista

Arte no Fauvismo

Corrente artística do início do século XX, fauves quer dizer “feras” nome dado pelo crítico, Louis Vauxcelles em 1905 no Salão de Outono em Paris, Louis designou esse nome às obras do período por rejeitar as pinceladas vigorosas, falta de nuance e uso vibrante sem naturalidade das cores.

O começo do século foi um período de grandes mudanças sociais e tecnológicas, foi nesse contexto que o fauvismo apareceu no cenário das artes. Movimento que desenvolveu-se depois do pós-impressionismo sendo precursor do expressionismo.

Principais Características:

- Criação pelo impulso, instinto primário;
- Uso da cor pura, sem sombreados;
- Pinceladas largas e manchadas;
- As cores não representam a realidade;

É um movimento ligado a Pintura francesa que dura pouco tempo, período aproximado de 1905 a 1910, trabalhando com cores vibrantes e traço vigoroso. 

Matisse o principal artista do período rompe com a cor ótica e estudo neo-impressionista. A simplificação das formas e as cores puras é o que regem o período, a pintura passa a ser apenas uma sugestão e não a representação da realidade, a idéia é causar impacto, deixando de lado o desenho e a forma.

   A dança (Henri Matisse)

   A linha verde (Henri Matisse)

Principais artistas: Inimá de Paula, Paul Gauguin, Georges Braque, Andre Derain, Paul Cézanne, Henri Matisse, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy, Kees van Dongen, Georges Rouault, Othon Friesz, entre outros.

The Port of La Ciotat by Georges Braque
   The Port of La Ciotat (Georges Braque)

el faro de coillure andre derain 300x243 A Arte do Fauvismo (Fovismo)
   El faro de coilure (Andre Derain)

   Sala vermelha (Henri Matisse)

   Restaurant de la machine at bougival (Maurice Vlaminck)

   As três sombinhas (Raoul Dufy)

   Mulher fatal (Kees van Dongen)

   Os três palhaços (Georges Rouault)


No Brasil Anita Malfatti, Artur Timóteo da Costa,mostra alguma influência, e Inimá José de Paula também apresenta algumas características fauvistas.

   Paisagem em Santa Tereza (Inimá José de Paula) 


Arte no Expressionismo

Arte Expressionista

Surge no final do século XIX e início do século XX, estilo europeu que aparece na Alemanha rejeitando o estilo impressionista na França. O expressionismo era uma forma de arte representativa com certos elementos essenciais como, a distorção linear, reavaliação do conceito de beleza artística com cores intensas, dramaticidade na pintura para destacar o sentimento humano de forma subjetiva, marcado pelos tempos de crise; em que há uma ruptura do passado, onde emerge a civilização industrial com suas mudanças violentas.

A obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista com a temática calcada na solidão, miséria e angústia, buscando renovar a linguagem artística e individual com uma visão subjetiva da deformação da realidade.

Principais características:

- Reação contra o passado;
- Cores vibrantes com técnica violenta;
- Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
- Domínio psicológico;
- Preferência pelo trágico e sombrio.

Na Pintura os artistas utilizam a cor e a expressão como forte recurso. Uma obra que define bem o período é “O Grito” do Norueguês Edvard Munch, expressão de desespero e angústia, figura deformada com cores contrastantes, mostrando o estado psicológico em que se encontrava no momento.

   O grito (Edvard Munch)

Entre os principais artistas do movimento são, Edvard Munch, Gauguin, Van Gogh, servindo também como fonte de inspiração para, Paul Klee, George Grosz, Max Beckmann, entre outros.
Por volta de 1940 aparece o expressionismo abstrato nova yorkino produzido por pintores como Pollock, Kooning e Rothko.

   Crucificação 1912 (Gauguin)

van gogh 233x300 Expressionismo   Pinturas e Esculturas
   Van Gogh


  

   Senecio (Paul Klee)

   Metropolis 1917 (George Grosz)

   Retrato de famíla (Max Beckmann)

   Expressionismo abstrato de (Pollock)
   
O expressionismo se manifesta com uma grande diversidade estilística exemplos são: expressionismo modernista com (Munch), fauvista com (Rouault), cubista e futurista com (Die Brucke), surrealista com (Klee), abstrato com (Kandinsky), etc.

Principais características da pintura:

- Cores fortes, pasta grossa;
- Pinceladas rápidas, fundidas ou separadas;
- Técnica violenta com uso também da espátula;
- Retratação de sentimentos forte como medo, miséria, fome, etc;
- Preferência pelo patético, trágico e sombrio.

Na Arquitetura alguns nomes de destaque são: Bruno Taut, Walter Gropius, Erich Mendelsohn, Fritz Höger, Hans Scharoun.

   Pavilhão de Cristal (Bruno Taut)

   Bauhaus (Walter Gropius)

   Torre Einstein (Erich Mendelson)
   
   Chilehaus, Hamburgo (Frits Hoger)
No Brasil o impressionismo influenciou o movimento modernista, corrente de vanguarda, trazida da Europa por grandes artistas, em destaque nas artes plásticas podem ser citados alguns nomes como: Candido Portinari, Anita Malfatti, Lasar Segall, Osvaldo Goeldi.

   Os retirantes (Cândido Portinari)

   O homem amarelo (Anita Malfatti) 
Divulgação
   Grafismo de (Lasar Segall)
   Briga de rua (Oswaldo Goeldi)