10 junho 2011

A Arte Realista

Arte no Realismo

Realismo um movimento artístico que surge na Europa em meados do século XIX, é uma reação ao romantismo subjetivo e estava muito associado ao naturalismo.
Caracteriza-se pela busca da realidade de vida, com seus lados positivos e negativos, com a preocupação de relatar fatos comuns do dia-a-dia.
Por causa das profundas transformações vividas pela sociedade era necessária uma nova postura perante a realidade, não havendo mais espaço para as idealizações de âmbito romântico.
Seguindo uma sequência cronológica é um período que se apresenta com o Positivismo de Augusto Comte, em que a sociedade passa a ser entendida em sua existência verdadeira, Lamarck estabelece bases reais para a Biologia, Pasteur penetra nos segredos de microorganismos, Charles Darwin aparece com a Teoria do Evolucionismo, e o Socialismo Científico de Karl Marx e Friedrich Engels.
Momento em que o artista é participante dessas mudanças, já não é possível fantasiar, nem viver do mito da natureza ele já participa de teorias sociológicas, psicológicas e biológicas.

Características do Realismo:
- Contemporaneidade, constituição da realidade perfeita;
- Apego à objetividade;
- Crença na razão;
- Cientificismo;
- Determinismo entre causa e efeito;
- Problemas Patológicos;

Na Pintura o artista tem de interpretar sua obra tal como ela é, deixando de lado temas mitológicos, bíblicos e históricos, o importante é a realidade imediata não a imaginada.
Surge a pintura social, denunciando as injustiças e desigualdades sociais, onde as obras retratavam cenas do cotidiano de grupos menos favorecidos da sociedade. As pinturas são marcantes chocando o público e a crítica que estava acostumada com a fantasia do romantismo.

Principais características da pintura:
- Representação real, direta e objetiva;
- Sem melhoras nem artifícios a natureza é representada tal como ela é;
- Descrição da expressão e de aspectos relativos ao cotidiano.

Principais temas abordados:
- Politização: a arte é utilizada como forma de manifestação e denúncia;
- Pintura Social: aborda as injustiças e desigualdades sociais.

Alguns artistas do realismo são: Édouard Manet, Gustave Courbet, Honoré Daumier, Jean-Baptiste Camille Corot, Jean-François Millet.

Execução de Maximiliano (Édouard Manet)

"O Desespero" (1845), autoretrato de Courbet

O vagão de terceira classe (Honoré Daumier)

 
"A ponte de Mantes", de Corot

Angelus de (Jean-François Millet)

 Na Escultura o grande destaque foi o francês Auguste Rodin, grande renovador da escultura européia.
Algumas obras: Os burgueses de calais, O beijo e o Pensador.

Os burgueses de calais (Rodin)

O beijo (Rodin)

O pensador (Rodin)

As novas necessidades urbanas devido a industrialização trouxe para a Arquitetura e Engenharia grandes reformulações beneficiando-se do avanço e da tecnologia, pela necessidade de fábricas, ferrovias, hospitais, escolas entre outros.
A Torre Eiffel do engenheiro Gustave Eiffel, construída em 1889 monumento de Paris, com 300m de altura, foi uma manifestação realista na escultura, sendo a construção mais alta da época utilizando o ferro fundido em toda a sua estrutura.

Torre Eiffel

No Brasil o Realismo surge com uma escola artística no século XIX, nas artes plásticas é representado o cotidiano.

Artistas seguidores da linha são: Belmiro de Almeida (1858-1935), autor de Arrufos, Almeida Júnior (1850-1899), autor de O Descanso do Modelo. Mais tarde, Almeida Júnior aproxima-se de um Realismo mais comprometido com as classes populares, como em Caipira Picando Fumo.


Arrufos (Belmiro de Almeida)

O descanso do modelo (Almeida Junior)

O caipira picando fumo (Almeida Junior)




Nenhum comentário:

Postar um comentário