20 junho 2011

Arte Fauvista

Arte no Fauvismo

Corrente artística do início do século XX, fauves quer dizer “feras” nome dado pelo crítico, Louis Vauxcelles em 1905 no Salão de Outono em Paris, Louis designou esse nome às obras do período por rejeitar as pinceladas vigorosas, falta de nuance e uso vibrante sem naturalidade das cores.

O começo do século foi um período de grandes mudanças sociais e tecnológicas, foi nesse contexto que o fauvismo apareceu no cenário das artes. Movimento que desenvolveu-se depois do pós-impressionismo sendo precursor do expressionismo.

Principais Características:

- Criação pelo impulso, instinto primário;
- Uso da cor pura, sem sombreados;
- Pinceladas largas e manchadas;
- As cores não representam a realidade;

É um movimento ligado a Pintura francesa que dura pouco tempo, período aproximado de 1905 a 1910, trabalhando com cores vibrantes e traço vigoroso. 

Matisse o principal artista do período rompe com a cor ótica e estudo neo-impressionista. A simplificação das formas e as cores puras é o que regem o período, a pintura passa a ser apenas uma sugestão e não a representação da realidade, a idéia é causar impacto, deixando de lado o desenho e a forma.

   A dança (Henri Matisse)

   A linha verde (Henri Matisse)

Principais artistas: Inimá de Paula, Paul Gauguin, Georges Braque, Andre Derain, Paul Cézanne, Henri Matisse, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy, Kees van Dongen, Georges Rouault, Othon Friesz, entre outros.

The Port of La Ciotat by Georges Braque
   The Port of La Ciotat (Georges Braque)

el faro de coillure andre derain 300x243 A Arte do Fauvismo (Fovismo)
   El faro de coilure (Andre Derain)

   Sala vermelha (Henri Matisse)

   Restaurant de la machine at bougival (Maurice Vlaminck)

   As três sombinhas (Raoul Dufy)

   Mulher fatal (Kees van Dongen)

   Os três palhaços (Georges Rouault)


No Brasil Anita Malfatti, Artur Timóteo da Costa,mostra alguma influência, e Inimá José de Paula também apresenta algumas características fauvistas.

   Paisagem em Santa Tereza (Inimá José de Paula) 


6 comentários:

  1. Parabéns gostei muito do seu blog, espero conseguir tirar 10 na minha prova de artes, pois pela primeira vez na minha vida consegui prestar a atenção em artes sem me cansar *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que bacana que o texto não se tornou cansativo, é um resumo, sem grandes aprofundamentos, mas que dá pelo menos para ter uma noção sobre o que é o Fauvismo, valeu e boa sorte nas suas provas. Um abraço!

      Excluir
  2. Nossa, está bem bacana e me ajudou bastante na aula de artes. Tomara que dessa vez eu tire dez na prova, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Bacana Hunter, espero que você tenha ido bem na sua prova. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe me dizer a história da obra Paisagem em Santa Tereza (Inimá José de Paula)? Não estou achando preciso fazer um trabalho sobre essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu encontrei uma pessoa que faz o leilão das obras de Inimá, vou deixar o Blog dele para vc entrar em contato, com certeza ele deve ter os dados que você precisa, anota aí o endereço do site:http://www.evandrocarneiroleiloes.com/145675?artistId=88149

      Excluir