03 junho 2011

Arte Renascentista

A Arte na Renascença

O Renascimento teve origem na Europa mais precisamente na Itália, a partir do século XIV entre 1300 e 1650, período da história em que ocorreram grandes progressos e incontáveis realizações nos campos das artes, literatura e ciências.
Período que há o resgate da cultura clássica, greco-romana, com ideal humanista e a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e sobrenatural.
Outra característica marcante foi o racionalismo, onde tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência, o universalismo destaca que o homem deve desenvolver todas as áreas do saber.
Se na Idade Média o homem deveria estar centrado em Deus (teocentrismo), neste período o homem passava a ser o personagem principal (antropocentrismo).
Considera-se que o Renascimento seja o marco inicial da Idade Moderna, desenvolvendo uma nova mentalidade. As cidades de Gênova, Veneza e Florença, passam a acumular riquezas devido o comércio, havendo um investimento com desenvolvimento artístico e cultural por isso a Itália é conhecida como o berço da Renascença.

O homem vitruviano de Leonardo da Vinci sintetiza o ideário renascentista: humanista e clássico

A Pintura teve como maior conquista a perspectiva, através de relações geométricas em um espaço tridimensional, a contribuição maior veio pela maneira de representar a natureza, o uso de cores frias e quentes dando noção de profundidade e volume, e a utilização da tinta à óleo é o que dá maior qualidade durabilidade à obra. Em resumo suas principais conquistas na representação da pintura renascentista foram: a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo.

Principais características da Pintura Renascentista:
Perspectiva: arte figurativa, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
Realismo: o artista do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa à grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
– Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.

Os principais pintores foram:
 
Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal Cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus.
Obras destacada:O Nascimento de Vênus.






                   O nasimento de Vênus - Botticelli


Leonardo da Vinci - ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade, mas estimula a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.
Obras destacadas: A Última Ceia e Dama com Arminho



A Última Ceia


Dama com arminho

Michelângelo  - entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa é a criação do homem. 
Obras destacadas: Teto da Capela Sistina e a Sagrada Família.



    Pintura do teto da Capela Sistina


A Sagrada Família


Rafael - suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplos, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de “Madonas”.
Obras destacadas: A Escola de Atenas.





 













Escola de Atenas

A Escultura é o que melhor representa o renascimento no sentido humanista, destacam-se figuras que até então estavam relegadas a segundo plano. Colocadas acima de uma base pode ser apreciada por todos os ângulos. Destacam-se dois elementos: a expressão corporal revelando músculos torneados e de proporções perfeitas e as expressões faciais refletindo seus sentimentos. Encontramos várias obras retratando elementos mitológicos, como o Baco, de Michelangelo, assim como o busto ou as tumbas de mecenas, reis e papas.

Pieta Maria com Jesus Morto

                                                  Davi de Michelangelo

Principais Características:
 * Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
 * Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade
 * Profundidade e perspectiva
 * Estudo do corpo e do caráter humano


Na Arquitetura, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque. Os arquitetos renascentistas perceberam que a origem da construção clássica estava na geometria euclidiana, que usava como base de suas obras o quadrado, aplicando-se a perspectiva, com o intuito de se obter uma construção harmônica. Apesar de racional e antropocêntrica, a arte renascentista continuou cristã, porém as novas igrejas adotaram um novo estilo, caracterizado pela funcionalidade e portanto pela racionalidade, representada pelo plano centralizado, ou a cruz grega. Os palácios também foram construídos de forma plana tendo como base o quadrado, um corpo sólido e normalmente com um pátio central, quadrangular, que tem a função de fazer chegar à luz às janelas internas.

Principais características:

 - Ordens Arquitetônicas
 - Arcos de Volta-Perfeita
 - Simplicidade na construção
 - A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
 - Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções  militares)




O Tempietto ("pequeno templo") de Bramante, igreja de planta central paradigmática do Renascimento

O principal arquiteto renascentista:

Brunelleschi - é um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar conhecimentos de Matemática, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi  como construtor, porém, que realizou seus mais importantes trabalhos, entre eles a cúpula da catedral de Florença e a Capela Pazzi.


Fotos da Catedral Santa Maria del Fiore, Florença – Itália. Arquitetos: Giotto (Campanário) , F. Brunelleschi (cúpula).

  Filippo Brunelleschi - Capela Pazzi - Florença - Itália - 1429-1461
Capela Pazzi

 Para seu conhecimento

- A Capela Sistina foi construída por ordem de Sisto IV (retangular 40 x 13 x 20 altura). E é na própria Capela que se faz o Conclave: reunião com os cardeais após a morte do Papa para proceder a eleição do próximo. Lareira que produz fumaça negra - que o Papa ainda não foi escolhido; fumaça branca - que o Papa acaba de ser escolhido, avisa o povo na Praça de São Pedro, no Vaticano
- Michelângelo dominou a escultura e o desenho do corpo humano maravilhosamente bem, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, assim como Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia.
- Além de pintor, Leonardo da Vinci, foi grande inventor. Dentre as suas invenções estão: “Parafuso Aéreo”, primitiva versão do helicóptero, a  ponte elevadiça, o escafandro, um modelo de asa-delta, etc.

- Quando deparamos com o quadro da famosa MONALISA não conseguimos desgrudar os olhos do seu olhar, parece que ele nos persegue. Por que acontece isso? Será que seus olhos podem se mexer? Este quadro foi pintado, pelo famoso artista e inventor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) e qual será o truque que ele usou para dar esse efeito? Quando se pinta uma pessoa olhando para a frente (olhando diretamente para o espectador) tem-se a impressão que o personagem do quadro fixa seu olhar em todos. Isso acontece porque os quadros são lisos. Se olharmos para a Monalisa de um ou de outro lado estaremos vendo-a sempre com os olhos e a ponta do nariz para a frente e não poderemos ver o lado do seu rosto. Aí está o truque em qualquer ângulo que se olhe a Monalisa a veremos sempre de frente.


Monalisa (La Gioconda) Leonardo da Vinci

2 comentários:

  1. sem dúvida,todos eles são grandes genios!Mas,infelizmente,Rafael,que é juntamente com Da Vinci, meu preferido,não tem o reconhecimento que mereç nos dias atuais.

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  2. Rafael era realmente um gênio das artes e da arquitetura, dizem que foi considerado o príncipe das artes, e apesar que ter falecido cedo, nos deixou um acervo maravilhoso.

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